terça-feira, 28 de junho de 2011

Adendo à postagem anterior da classe de Mago

Olá leitor!
Faremos aqui, algumas ressalvas da classe de Mago que descrevemos na postagem anterior. Isto, porque existem alguns detalhes no mago de nosso RPG que precisam ser lembrados, pois fazem toda a diferença em nosso jogo. Aí vão:

  1.  Os magos de nosso jogo nem sempre são velhos. Aquelas figuras estilo Gandalf de O Senhor dos Anéis ou Dumbledore de Harry Potter, não são obrigatórias na aparência de seu personagem, caso ele seja da classe de Mago. Logo no início do jogo, na criação de seu personagem, o jogador escolhe a fisionomia do seu personagem. Assim, só você vai decidir se o seu personagem é velho ou jovem, loiro ou moreno, alto ou magro, etc. A fisionomia não terá nada a ver com a classe de seu personagem. Claro que, se seu personagem não faz a barba por anos ou já tem uma idade avançada, por questão de interpretação, ele se parecerá um pouco com as figuras de mago descritas acima.
  2.  O uniforme de seu personagem também varia de acordo com o que você adquire ao longo do jogo. Mesmo que a classe de seu personagem seja mago, não significa que ele tenha que usar um chapeu cônico, por exemplo. Só se você quiser (e tiver um!).
  3. Não existem feiticeiros no nosso jogo. Eles são o mesmo que os magos. Não há qualquer diferença!
  4. Os poderes dos magos funcionam mais do que falham! Os poderes só falharão, se você tiver poucos Pontos de Magia, tiver sido impossibilitado por um feitiço ou por um item, ou qualquer excepcionalidade.
  5. A questão do familiar não é exclusiva da classe de mago. Qualquer outra classe pode ter um um bichinho de estimação ou um pet, como você queira chamar!
  6. Os magos não tem necessariamente poucos pontos de vida. Quem vai decidir a quantidade de Pontos de Vida serão os Pontos de atributos que você coloca em seu atributo de Vitalidade e o nível que você tem. Apenas isso!
 Pronto! Pode-se concluir, até agora, que a classe Mago descrita na internet é a que mais se parece com a nossa classe, de acordo com nossas regras. Na próxima postagem, falaremos da última classe básica do nosso jogo, aquela que é a mais odiada por quase todos os grupos de jogadores, por ter truques sujos, inesperados e feita para personagens gananciosos: a classe Ladino.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Descrição de classes: Mago

Olá amigos leitores, jogadores e visitantes de hoje!
 Hoje vamos falar de uma das classes mais queridas e poderosas de qualquer jogo de RPG: o Mago. Lembramos que as informações que colocaremos neste tópico faz parte de uma coletânea retirada da internet*, sobre uma pesquisa a respeito desta classe. As referências estarão logo abaixo.

O Mago


        Quando o RPG nasceu na década de 80 o mago foi sem dúvida alguma um dos personagens que mais marcou seu nascimento,a idéia de um homem de aparência velha ,barba grande e chapéu pontudo serviu de inspiração para os jovens jogadores de RPG na criação de seus primeiros personagens ,inclusive para a criação de magos que ficariam famosos no mundo inteiro como Elminster de Forgotten Realms e Dumbledore em Harry Potter. Um outro elemento que marcara o mago será seu modo de pensar e agir,já que enquanto o guerreiro atacava orcs com sua espada e o clérigo espantava mortos-vivo com seu poder divino o mago estava ali observando a tudo e a todos e após alguns momentos pronunciava palavras mágicas que tinham o poder não só de destruir inimigos mas como também salvar vidas e outro fins,além disso o mago tinha a fama de ser o grande sábio aquele que conhecera coisas do mundo que pouco ouviram falar e por isso tinha respeito de muitos. Porém essa é uma idéia que tem desaparecido cada vez mais e por isso resolvi colocar algumas dessas idéias aqui , confiram. Muita coisa mudou para nós rpgistas nos últimos anos , pois hoje temos uma variedade de sistemas e cenários para jogar e interagir,mas também existem coisas que estão sumindo ,resultado do crescente numero de jogos eletrônicos que tomam conta do mercado e se tornaram rivais do RPG de mesa,mas algo que mudou muito com o tempo, é a interpretação dos personagens,que vem sofrendo uma grande decadência ,onde jogadores ficam mais preocupados em matar monstros pra evoluir do realmente jogar RPG.

A importância do mago

O mago é um personagem fundamental para um grupo de aventureiros ,pois ele possui a capacidade do domínio arcano que o permite interagir com grande parte das coisas que são intituladas mágicas,também é capaz de canalizar poder mágico e transformá-lo em magias,que são fruto de um longo período de estudos. Decidir se tornar um mago não é uma tarefa difícil, porém o caminho para alcançar tal titulo é árduo e para os mais ingênuos perigoso,então por que tornar-se um mago? Porque o mundo precisa deles para resolver problemas que os olhos comuns não conseguem, como decifrar escritas de mil anos atrás ou proteger artefatos mágicos que se caíssem nas mãos erradas poderia causar muitos problemas, basicamente está é a essência de um mago," o velho e sábio andarilho que domina artes ocultas”. Essa é apenas uma das muitas definições sobre magos e mesmo sendo simples já não é vista com tanta freqüência.
Após usar todo o poder mágico com Bolas de Fogo,Relâmpagos e Meteoros,o jogador percebe que existia uma lista com outras trinta magias que o mago possuía ,mas que nem por um instante foram pensadas em ser utilizadas,talvez pelo fato de não causarem 10 dados de dano ou por que não conseguirem destruir meio mundo,mas então para que estão ali?O mago não é um personagem que tem a função de ficar apenas destruindo milhares de inimigos com super magias , ele usa seu poderes mágicos para as mais variadas funções tanto no combate como fora.
É raro vermos hoje magos que utilizam magias para erguer livros ao seu redor ou que oculte bens preciosos para que ladrões não peguem enquanto está fora e até mesmo armadilhas mágicas para capturar algum ser maligno ,alguns desse feitos são simples outros não ,mas de qualquer forma enriquecem o ambiente e o personagem com características que mostrem o real mago que ele é.

Dicas para a classe


Magos geralmente aparecem como velhos sábios, portando cajados, vestindo robes ou túnicas e ainda podendo usar chapéu (cônico quase sempre);
  • Nescessitam de preparação prévia da magia, antes do uso
  • Seus feitiços são muitas vezes, falhos
  • Não tem o potencial dos feiticeiros em questão de poder e controle sobre o mesmo

Quando você decide interpretar um mago, você ganha acesso a uma grande gama de magias poderosas, mas o mago também alguns recursos escondidos também:

Ótima seleção de Magias: A lista de magias do mago tem profundidade e dimensões sem igual, e todas as magias da lista estão virtualmente disponíveis para o mago. Com a magia certa, um mago pode matar oponentes, transportar-se e aos seus amigos para a segurança, descobrir verdades ocultas, impor barreiras intransponíveis ou mesmo criar itens úteis do nada.
Familiar: Gastando um pouco de dinheiro, um mago pode receber um familiar que serve como espião, batedor ou um assistente em geral.
Especialização em escola: Um mago pode adquirir mais capacidade de conjuração se abdicar o acesso a uma parte da lista de magias. Este tipo de especialização também pode servir como um ótimo gancho para a interpretação, principalmente se o mago selecionar uma escola de especialização que combine com seu temperamento ou sua história.

 
Magos pagam um preço bastante alto por suas capacidades de conjurar magias. Aqui estão algumas destas desvantagens que você deve sempre ter em mente se considera interpretar um mago.
  • Poucos Pontos de Vida: O dado de 4 faces que um mago recebe como dado de vida lhe concedem muito poucos pontos de vida.
O mago e seu grupo

Magias é seu item mais valioso, e seu conteúdo é totalmente sua decisão, portanto considere suas escolhas de magia com cautela. Geralmente, é melhor ter um misto de magias ofensivas, defensivas e de utilidade num livro de magias.

Mesmo depois de montar seu livro de magias, você deve decidir quais magias irá memorizar para cada aventura. Tente antecipar os efeitos que seu grupo irá precisar durante a aventura e selecione suas magias de acordo. Devido aos seus baixos Pontos de Vida e Classe de Armadura, você está entre os membros mais vulneráveis do grupo. Tenha certeza de se posicionar no local apropriado na ordem de marcha do grupo – preferencialmente no meio, assim garantirá que sempre haverá um amigo entre você e seus inimigos. Seu grupo depende de você para dar o golpe decisivo em muitas das batalhas, ou ao menos debilitar o oponente com um assalto mágico firme. Mas se você deve preencher este papel, você não pode se preocupar apenas com sua segurança. Você deve manter-se próximo da ação. Se estiver usando magias defensivas, tente usá-las antes da hora da batalha de forma que seus efeitos ainda estejam ativos durante o confronto. Você não irá gostar de estar enrolado com elas enquanto o inimigo sobrepuja a linha de frente de seu grupo.


Lembre-se de seus companheiros

O puro poder que você controla como um mago pode lhe tornar convencido. Ataques físicos porém podem dizimar um mago poderoso em pouco tempo, portanto você precisa do resto do grupo para garantir sua proteção. Além disso, tome cuidado para não se tornar o pior inimigo de seu grupo.

Equipamentos-chave

Livro de Magias: Sua peça de equipamento mais crítica é o seu Livro de Magias, portanto guarde-o bem e mantenha uma cópia em algum lugar seguro. Se você se aventura bastante em locais inóspitos ou selvagens, você precisará levar seu livro de magias com você para recordar as magias diariamente. Se você acumulou um grande número de magias, considere adquirir um livro de magias de viagem, onde você manterá anotadas apenas as magias que você usa com mais freqüência. Além disso, se você perder seu livro de magias de viagem, é bem mais fácil e barato recuperar suas perdas do que se estivesse com seu livro de magias original.

Magias reserva: Você nunca sabe quando irá ficar sem magias. Além disso, você nunca sabe quando precisará de uma determinada magia – e precisar muito mesmo. Portanto é sempre bom manter algum poder de conjurar magias através de uma seleção de pergaminhos, varinhas ou ambos. Pergaminhos são uma ótima maneira de levar consigo magias úteis (como Arrombar, Dissipar Magias, ou Remover Maldição) que você não usa constantemente em toda aventura. Melhor ainda, você pode criar você mesmo seus pergaminhos, embora isso consuma tempo e experiência, é mais barato que comprar pergaminhos de terceiros. Varinhas são mais úteis para aquelas magias pão com manteiga, que você usa a toda hora, especialmente magias de ataque como mísseis mágicos, bola de fogo ou relâmpago

Nosso RPG

Bom, tudo que mostramos faz parte da mencionada coletânea. Na próxima postagem, assim como fizemos com a classe guerreiro, postaremos um adendo sobre os magos de nosso RPG e apontaremos as diferenças dentro do nosso jogo, para você saber como funciona esta classe em nossas sessões. 
Até lá! 

*Referências utilizadas:
http://www.rpgvale.com.br/2011/01/magosmagia-e-interpretacao-onde-foi_08.html
 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Adendo sobre a classe de guerreiro descrita na postagem anterior

Bom, na postagem anterior falamos sobre a classe de Guerreiro e trouxemos uma coletânea de informações sobre a classe mais jogada de RPGs.
Hoje, faremos algumas ressalvas desta classe de acordo com nosso jogo atual.

Adendos:
  1. Entre as classes que compõem a de "Guerreiro" estão as de "bárbaro", "samurai", "cavaleiro", e "atirador".
  2. A classe "Ladino" não faz parte da classe de "Guerreiro em nosso RPG. Em vez disso, ela é uma classe básica, com habilidades, técnicas, treinamento, missões, regras e aptidões bem diferentes e independentes.
  3. Essa história de "Guerreiro ser a classe mais aconselhável para jogadores iniciantes não vale nos nossos jogos. Qualquer classe básica (Mago, Guerreiro ou Ladino) pode ser jogada por um iniciante. No início, todas são muito fáceis de de se jogar e manusear. Aqui (em nossos jogos) você não tem que escolher uma classe porque ela é a mais fácil, e sim, porque é a que mais se parece com seu perfil ou com seu jeito de jogar e pensar.
  4. caso você nunca tenha jogado RPG, aconselhamos em nossa sessão que, antes de começar, peça ao Narrador o que chamamos de "jogo de treinamento de perfil (JTP)". São sessões onde o jogador pode escolher a classe que desejar, para conhecer as missões que esta classe passa, quais habilidades que ela possui e se é adequada ao seu jeito de jogar. Quando o jogador cansar de jogar com a classe escolhida, não tiver interesse ou perceber que não gosta, ele pode cancelar seu personagem anterior, criar um com outra classe e começar a jogar novamente novas sessões. Ou seja, o jogador indeciso tem a opção de escolher quantos personagens ele quiser, para, desta forma, conhecer todas as classes disponíveis e decidir qual a que mais gosta. Quando decidir, o personagem com a classe escolhida entra no jogo definitivamente.
  5. As jogadas de fortitude, a quantidade de pontos de vida e os bônus de ataque, vão depender somente do jogador, que distribuirá como quiser seus pontos na ficha de seu personagem. Assim, um guerreiro poderá ter uma boa inteligência e baixos pontos de vida, se seu controlador desejar assim.
  6. Nem todo guerreiro precisa ser líder de grupo ou viver procurando um amigo de classe sacerdote. Claro que isso são escolhas muito boas para a classe, mas tais decisões também só dependem da vontade do jogador. Se um jogador com personagem de guerreiro quiser ser um cavaleiro errante, por exemplo, nada vai lhe impedir ou dar desvantagens.
Como se pode perceber, a coletânea colocada na postagem anterior explica muita coisa da classe de "Guerreiro", mas não coincide realmente com a classe de nosso jogo. Em nosso RPG, é o jogador que constroi o seu personagem, da forma que ele desejar, com características próprias. Afinal, é assim que deve ser um jogo de interpretação de verdade!

Na próxima postagem sobre descrição de classes, traremos uma coletânea de informações sobre a classe mais temida e poderosa de qualquer RPG: a classe de Mago, nossa segunda classe básica!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Descrição de classes: guerreiro

Olá!
Neste mês, resolvemos homenagear as classes que fazem parte do nosso RPG. Para isso, postaremos toda semana, uma coletânea de informações, tiradas da internet*, sobre cada uma das três classes básicas de nosso jogo: 1) Guerreiro 2) Mago 3)Ladino. Através destas três classes, nossos jogadores podem evoluir para outras mais específicas. Ao final, colocaremos como a classe funciona em nossas sessões. Hoje, começaremos falando daquela que é a classe mais conhecida dos jogos de RPG e muito divulgada em filmes: a de GUERREIRO!    

1. INTRODUÇÃO 

“No jogo de RPG, o Guerreiro é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons e jogos eletrônicos como Neverwinter Nights ou Baldur's Gate. O poder do guerreiro se concentra nas armas e na perícia em combate. Sua habilidade com armas é a melhor e incomparável nos RPGs. Normalmente, é a classe padrão para heróis principais. Ele pode usar quase toda espécie de arma e armadura. Também sabe técnicas variadas de luta e tem resistência física excepcional.  
      O erro na criação de um guerreiro está quase sempre na explicação que o mestre dá ao jogador iniciante, que quase sempre é bem direto dizendo: ‘o guerreiro é o porradeiro’. Isso, na mente de um adolescente cheio de hormônios e disposto a andar meio mundo só pra radicalizar, pode bater como um tiro numa sala acústica. Ele acaba gostando e desenvolvendo essa idéia de que o guerreiro é mesmo o mais ‘porradeiro’. Um guerreiro não usa magia. Em alguns jogos ainda é possível ler pergaminhos mágicos que automatizam a magia, mesmo assim, não tem poderes e dependem de itens mágicos para usar magia. Mesmo sem poderes mágicos, um guerreiro não é menos forte que as outras classes e muito menos inútil. Porém, é a classe mais aconselhável para se iniciar uma campanha em um RPG, pois não possui muitas habilidades e nem muitas regras ou restrições para se memorizar.”
  
2. Características de guerreiro

A classe de guerreiro oferece várias ferramentas para se aventurar com eficiência. Abaixo estão diversas características da classe que você terá ao interpretar um guerreiro:

  • Muitos Pontos de Vida: permite que ele absorva grandes quantidades de dano e continuar lutando.
  • Bom Bônus de Ataque: Desta forma, um guerreiro consegue infligir uma boa quantidade de dano da mesma forma que consegue resistir. 
  • Boa Jogada de Fortitude
  • Boa seleção de armas: um guerreiro pode usar qualquer arma simples ou marcial, ele se torna um oponente letal, não importando qual arma esteja brandindo.
Fraquezas de um Guerreiro

Assim como muitas classes do D&D, as vantagens do guerreiro têm um preço, como:
  • Baixa mobilidade: A dependência de um guerreiro em armaduras e escudos pesados o tornam mais lento no campo de batalha.
3. A liderança

"A linha de frente é a posição natural do guerreiro no grupo, pois ele deve poder se posicionar entre os companheiros mais vulneráveis e seus inimigos. Desta forma a maioria dos encontros do grupo ocorre quando o guerreiro chuta uma porta e investe em direção ao combate. Simplesmente por sua posição geralmente a frente dos companheiros o guerreiro costuma liderar o grupo.
Por sua posição à frente do grupo, o guerreiro muitas vezes tem uma boa posição para saber por onde ir, e recai sobre ele a decisão dos próximos passos do grupo. Também cabe a ele considerar a ordem de marcha enquanto os outros se preparam para uma sessão. "
4. Amigos em necessidade

Sua
habilidade em combate é o fundamento de toda a capacidade ofensiva do grupo. Cabe ao guerreiro saber como cuidar de seus companheiros.
O usuário de magia divina:
Seja amigo e se mantenha amigo do clérigo, paladino ou druida do grupo. As habilidades de cura destes personagens podem mantê-lo de pé por mais tempo enquanto você digladia sua posição entre os inimigos.
5. Equipamentos

Escolha seu equipamento com cautela, pois o guerreiro depende muito dele. O mais essencial é descrito abaixo:

  • Armadura e Escudo: Se você é um guerreiro, é muito útil ter a melhor armadura que se pode comprar, pois você precisa aumentar sua Classe de Armadura. Tenha sempre um escudo com você (pesado ou de corpo) a não ser que queira lutar com uma arma de duas mãos. Se você se aventura em áreas selvagens com frequência, considere ter uma armadura reserva.
  • Arma corpo-a-corpo primária
  • Arma corpo-a-corpo secundária: Sempre tenha uma arma leve de corte ou duas com você. Uma adaga ou machadinha podem lhe ajudar a sair de uma situação difícil (como ser engolido inteiro por uma besta!).
  • Arma de ataque à distância: Seu forte é o combate corpo-a-corpo, mas uma arma de combate à distância pode ser muito útil nas horas em que não é possível alcançar seus inimigos. Também é uma ajuda para quando sua falta de mobilidade for um problema. Um arco composto é uma ótima escolha, pois se você gastar um pouco mais de dinheiro pode adicionar seu bônus de força na arma.
6. No nosso jogo

Em nossas sessões, e na história de nossos jogos, a classe guerreiro sempre foi a mais escolhida, sendo que, a cada 5 jogadores que passam pelos nossos jogos, 3 sãodesta classe.
Ela se divide em:
1- bárbaro;
2- atirador;
3- samurai;
4- cavaleiro.
 Cada uma com suas próprias habilidades e técnicas. A classe pode ser aprendida em academias, treinos e até em arenas (neste último caso, o treinamento é caso de vida ou morte). Qualquer profissão ou raça também é compatível com esta classe básica - você pode ser um anão de classe bárbara, um atirado elfo, um centauro samurai, etc. A escolha é sua!

Acesse nosso fórum: hidrarpg.forumeiros.com e poste suas dúvidas no tópico de "Comentários". Você também pode comentar nossas postagens por aqui mesmo no blog!

*os sites em que foram retiradas as informações acima foram:

pt.wikipedia.org/wiki/Guerreiro_(RPG)

Até a próxima postagem!

Postagens + lidas do mês