quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Agravantes de Experência

Agravantes são percentuais ou bônus que são atribuídos a experiência de criaturas, para que possam dar uma experiência final proporcional ao nível de dificuldade enfrentado. Por exemplo, um humano comum possui uma experiência bruta de 50 pontos. Todo humano possui essa mesma quantidade. Mas, nem todos os npcs tem o mesmo nível de dificuldade; lutar com um soldado humano, provavelmente será mais fácil do que lutar com seu general, de mesma raça. Por isso há os agravantes que adicionados ao valor da experiência bruta dos personagens, fará o general ter mais pontos de XP para ser dados ao derrotá-lo, do que seu simples soldado.
Muitos são os tipos de agravantes. Vamos falar deles:

1º- hierarquia de classe
é o caso do exemplo dado acima. um personagem da classe guerreira que seja subclasse carrasco, dará mais do que um com subclasse combatente. Antes, é preciso entender as subclasses. um guerreiro tem as seguintes subclasses: combatente, carrasco, bárbaro, atirador, cavaleiro, paladino e senhor da guerra; o primeiro, terceiro, quarto e quinto são subclasses básicas; o segundo e o penúltimo são intermediárias, e o último é a fase máxima da classe guerreiro. Sabendo disso vamos aos agravantes.

subclasses básicas: acrescenta-se 10 pontos de XP para cada nível de classe.

intermediárias: acrescenta-se 25 pontos de XP para cada nível de classe

classe máxima: acrescenta-se 50 pontos de XP para cada nível de classe

Tudo isso acrescenta-se na experiência bruta da raça do personagem.
Os agravantes de hierarquia de classe descritos acima também servem nas mesmas pontuações para a classe Mago e Ladino.

2º- ser zumbi
Se o NPC for um tipo de zumbi, será somado à experiência bruta de sua antiga raça, um valor determinado que dependerá do tipo de zumbi que ele seja. Futuramente, quando falarmos de zumbis mostraremos detalhes a respeito desse agravante.

3º- ser Aberração
Toda Aberração possui um nível próprio. Assim, sua experiência bruta é a da raça que a criatura já foi, ou se assemelha, ou possui algum vínculo. Será somado a tal experiência 60 pontos por nível de aberração. Por exemplo, uma aberração do tipo plantoso, uma criatura vegetal de forma humanóide, de nível 10, ganhará de agravante 600 pontos de experiência. Vale lembrar que o nível máximo de aberração é o 10.

4º- ser demoníaco ou angelical
O XP bruto terá seu valor dobrado. Nesses casos o XP bruto variará conforme o nível da criatura.

5º- ser gigante e colossal
No caso de tamanho gigante, o agravante será fixamente 500 pontos de Xp. Já nos casos de tamnho colossais será de 1000 pontos de XP.

6º- ser vilão
Um vilão é um inimigo especial, é o responsável pela masmorra em que você se encontra, pelo perigo que os personagens passam e tem que enfrentar ou pelo problema principal da saga. Por isso, recebe de agravante a experência bruta triplicada.

Por fim, todo NPC enfrentado com nível superior ao seu, lhe dará 20 pontos por nível superior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens + lidas do mês