quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Conhecimentos: o que são isso?


O que são os conhecimentos do personagem de RPG - propriamente no nosso jogo?

Os conhecimentos entraram no nosso jogo em substituição às perícias e possuem a mesma característica destas. Ou seja, conhecimentos são atributos subjetivos, mentais dos personagens. Estes atributos auxiliam o jogador nas mais variadas tarefas, tanto intelectuais quanto mentais. 
Algumas tarefas ou missões, inclusive, ficam mais fáceis se os personagens tiverem os conhecimentos correspondentes aos desafios do jogo. Estes conhecimentos liberam bônus ou reduzem o nível de dificuldade das jogadas.
Por exemplo, nem todo mundo sabe usar todo tipo de arma. É preciso um treinamento para usar com destreza determinado tipo de instrumento de ataque, como um machado ou arco e flecha.
Da mesma forma, os personagens não começam o jogo sabendo tudo e muitas vezes, usar um machado para desferir um golpe na cabeça de um monstro pode ser mais difícil do que se imagina. 
No entanto, existe um conhecimento "de armas" em nosso jogo que permite, para quem o tiver, usar qualquer arma sem dificuldades. Desse modo, somente quem já tem tal conhecimento poderá escolher qualquer arma ou coisa que estiver por perto para manusear num ataque contra seu oponente, e não receberá qualquer redutor ou desafio exorbitante nessa ação.
Outro exemplo, é aquele jogador que se esquece da vida enquanto seu personagem está mergulhando, num fundo de um lago subterrâneo de uma caverna, por exemplo. Este personagem, se não tiver conhecimento "de natação", sofrerá redutores e outros desafios, pois não tem a habilidade para ficar tanto tempo debaixo d'água.

Elfo com conhecimento "de Sobrevivência".

  • E como obter tais conhecimentos?
Aprendendo, claro!
Assim como aprendemos na vida a real a escrever em escolas, existem no nosso jogo, instituições de ensino, das mais variadas, especializadas em ensinar alguns (ou muitos) tipos de conhecimento aos personagens. Na maioria, elas exigem pagamento e o jogador precisará ter dinheiro ou algo valioso para pagar. Outras, pedem serviços em troca do ensino.
Em todos os reinos ou cidades no jogo de RPG da Hidra, há alguma escola ou academia para ensinar.

  • E os conhecimentos evoluem?
Sim, evoluem! A medida que você os utiliza com seus personagens, para cada acerto nas jogadas ou utilidade que tiverem, eles serão aperfeiçoados. Esta forma é uma das maneira de evoluir seu conhecimento, mas exige muito uso. Uma forma mais fácil, porém mais onerosa aos bolsos, é pagar para as instituições dce ensino aperfeiçoarem os conhecimentos. Quando os conhecimentos evoluem ao grau máximo, seu personagem se torna perito naquele em todos os assuntos relativos ao que você conhece. Por exemplo, o nível perito em conhecimento "de história" permite com que seu personagem saiba TUDO  que os livros de história podem ensinar, de forma que qualquer fato, local, regional ou mundial, será conhecido por ele sem dificuldades ou mistério.

  • Quantos conhecimentos existem?
 Muitos. estima-se que nosso jogo tenha, hoje, 29 conhecimentos. E, por ser um jogo em constante evolução, pode-se esperar que se criem mais.

  • É possível ter todos? 
Sim, quando se tem todos os conhecimentos existentes, por mais difícil que isso seja, pois eles crescem em número continuamente, diz-se que o personagem tem o "Multiconhecimento" e sabe tudo que é possível aprender em termos normais de ensino, não tendo muitas dificuldades em diversos desafios e missões.
Conhecimentos "de Tiro" e "de Armas" são os mais procurados pela classe de Gurreiros.
 Imagens retiradas em respectiva ordem dos sites:
odin-valhallarpg.blogspot.com
invasor-downloads.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens + lidas do mês