quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dinheiro no RPG

Na postagem de hoje, vamos falar sobre os tipos de moedas e dinheiro dos reinos e povos no nosso jogo.

Existem muitas formas de comprar e receber objetos no RPG, mas os tipos de moedas para comprá-los são poucos. Com a extinção da raça humana, somente a raça dos elfos possui o sistema monetário como forma de compra e venda. 
Ainda assim, devido ao fato das Quatro Federações élficas estarem em disputa bélica, existem batalhas até mercantis. Desta forma, em cada Federação existe um tipo diferente de moeda, mais ou menos desvalorizada em comparação às outras moedas das outras unidades federativas.

  • Moedas élficas


As moedas élficas são feitas de ouro. 
Mas, a moeda de cada Federação tem valor diferente em relação a outra unidade federativa. Como isso acontece se é tudo ouro? Por causa da cunhagem das moedas. As moedas de cada Federação são cunhadas com símbolos diferentes. Assim, se você sai com uma moeda de uma cidade para outra, terá seu dinheiro reconhecido pelo símbolo gravado em cada uma delas - e possivelmente desvalorizado...
As moedas mais famosas nas Federações élficas são o Drac e o Tink. O Tink costuma ser 18 vezes superior ao Drac em sua unidade federativa. Ou seja, na cidade élfica onde a moeda é o Tink, você com 180 Dracs terá apenas 10 Tinks.
O Ouro está se tornando extinto para os elfos, que não possuem muitas reservas em suas terras. Acredita-se que, em breve, suas moedas serão substituídas por outro metal mais barato e comum.

  • Dinheiro dos anões
Taça digna da fabricação de um anão.

Os anões no RPG, em geral, preferem usar como dinheiro qualquer pedra preciosa a disposição. Entretanto, é comum também fazerem barganha ou escambo, trocando peças e produtos diversos por outros. Os produtos fabricados pelos anões são muito bem confeccionados e ornamentados com muito ouro.
Não há moeda no reino dos anões.

  • Demais locais
Como não se tem notícia de outros reinos, mas tribos, aldeias, povos exilados e raças dispersas, não se tem notícia de outros tipos de moedas. Com a extinção da raça humana e a queda do seu Reino, o uso de moedas pelas nações sobreviventes é raro. 

Por isso, você, aventureiro, é bom sempre ter algo valioso para trocar quando quiser comprar algum equipamento ou arma nova em sua ficha, senão pode ficar na mão!


*Imagens retiradas do "Google Imagens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens + lidas do mês