terça-feira, 7 de junho de 2011

Descrição de classes: guerreiro

Olá!
Neste mês, resolvemos homenagear as classes que fazem parte do nosso RPG. Para isso, postaremos toda semana, uma coletânea de informações, tiradas da internet*, sobre cada uma das três classes básicas de nosso jogo: 1) Guerreiro 2) Mago 3)Ladino. Através destas três classes, nossos jogadores podem evoluir para outras mais específicas. Ao final, colocaremos como a classe funciona em nossas sessões. Hoje, começaremos falando daquela que é a classe mais conhecida dos jogos de RPG e muito divulgada em filmes: a de GUERREIRO!    

1. INTRODUÇÃO 

“No jogo de RPG, o Guerreiro é uma classe de personagens típica de cenários de fantasia medieval, dentre os quais se destacam os jogos Dungeons & Dragons e jogos eletrônicos como Neverwinter Nights ou Baldur's Gate. O poder do guerreiro se concentra nas armas e na perícia em combate. Sua habilidade com armas é a melhor e incomparável nos RPGs. Normalmente, é a classe padrão para heróis principais. Ele pode usar quase toda espécie de arma e armadura. Também sabe técnicas variadas de luta e tem resistência física excepcional.  
      O erro na criação de um guerreiro está quase sempre na explicação que o mestre dá ao jogador iniciante, que quase sempre é bem direto dizendo: ‘o guerreiro é o porradeiro’. Isso, na mente de um adolescente cheio de hormônios e disposto a andar meio mundo só pra radicalizar, pode bater como um tiro numa sala acústica. Ele acaba gostando e desenvolvendo essa idéia de que o guerreiro é mesmo o mais ‘porradeiro’. Um guerreiro não usa magia. Em alguns jogos ainda é possível ler pergaminhos mágicos que automatizam a magia, mesmo assim, não tem poderes e dependem de itens mágicos para usar magia. Mesmo sem poderes mágicos, um guerreiro não é menos forte que as outras classes e muito menos inútil. Porém, é a classe mais aconselhável para se iniciar uma campanha em um RPG, pois não possui muitas habilidades e nem muitas regras ou restrições para se memorizar.”
  
2. Características de guerreiro

A classe de guerreiro oferece várias ferramentas para se aventurar com eficiência. Abaixo estão diversas características da classe que você terá ao interpretar um guerreiro:

  • Muitos Pontos de Vida: permite que ele absorva grandes quantidades de dano e continuar lutando.
  • Bom Bônus de Ataque: Desta forma, um guerreiro consegue infligir uma boa quantidade de dano da mesma forma que consegue resistir. 
  • Boa Jogada de Fortitude
  • Boa seleção de armas: um guerreiro pode usar qualquer arma simples ou marcial, ele se torna um oponente letal, não importando qual arma esteja brandindo.
Fraquezas de um Guerreiro

Assim como muitas classes do D&D, as vantagens do guerreiro têm um preço, como:
  • Baixa mobilidade: A dependência de um guerreiro em armaduras e escudos pesados o tornam mais lento no campo de batalha.
3. A liderança

"A linha de frente é a posição natural do guerreiro no grupo, pois ele deve poder se posicionar entre os companheiros mais vulneráveis e seus inimigos. Desta forma a maioria dos encontros do grupo ocorre quando o guerreiro chuta uma porta e investe em direção ao combate. Simplesmente por sua posição geralmente a frente dos companheiros o guerreiro costuma liderar o grupo.
Por sua posição à frente do grupo, o guerreiro muitas vezes tem uma boa posição para saber por onde ir, e recai sobre ele a decisão dos próximos passos do grupo. Também cabe a ele considerar a ordem de marcha enquanto os outros se preparam para uma sessão. "
4. Amigos em necessidade

Sua
habilidade em combate é o fundamento de toda a capacidade ofensiva do grupo. Cabe ao guerreiro saber como cuidar de seus companheiros.
O usuário de magia divina:
Seja amigo e se mantenha amigo do clérigo, paladino ou druida do grupo. As habilidades de cura destes personagens podem mantê-lo de pé por mais tempo enquanto você digladia sua posição entre os inimigos.
5. Equipamentos

Escolha seu equipamento com cautela, pois o guerreiro depende muito dele. O mais essencial é descrito abaixo:

  • Armadura e Escudo: Se você é um guerreiro, é muito útil ter a melhor armadura que se pode comprar, pois você precisa aumentar sua Classe de Armadura. Tenha sempre um escudo com você (pesado ou de corpo) a não ser que queira lutar com uma arma de duas mãos. Se você se aventura em áreas selvagens com frequência, considere ter uma armadura reserva.
  • Arma corpo-a-corpo primária
  • Arma corpo-a-corpo secundária: Sempre tenha uma arma leve de corte ou duas com você. Uma adaga ou machadinha podem lhe ajudar a sair de uma situação difícil (como ser engolido inteiro por uma besta!).
  • Arma de ataque à distância: Seu forte é o combate corpo-a-corpo, mas uma arma de combate à distância pode ser muito útil nas horas em que não é possível alcançar seus inimigos. Também é uma ajuda para quando sua falta de mobilidade for um problema. Um arco composto é uma ótima escolha, pois se você gastar um pouco mais de dinheiro pode adicionar seu bônus de força na arma.
6. No nosso jogo

Em nossas sessões, e na história de nossos jogos, a classe guerreiro sempre foi a mais escolhida, sendo que, a cada 5 jogadores que passam pelos nossos jogos, 3 sãodesta classe.
Ela se divide em:
1- bárbaro;
2- atirador;
3- samurai;
4- cavaleiro.
 Cada uma com suas próprias habilidades e técnicas. A classe pode ser aprendida em academias, treinos e até em arenas (neste último caso, o treinamento é caso de vida ou morte). Qualquer profissão ou raça também é compatível com esta classe básica - você pode ser um anão de classe bárbara, um atirado elfo, um centauro samurai, etc. A escolha é sua!

Acesse nosso fórum: hidrarpg.forumeiros.com e poste suas dúvidas no tópico de "Comentários". Você também pode comentar nossas postagens por aqui mesmo no blog!

*os sites em que foram retiradas as informações acima foram:

pt.wikipedia.org/wiki/Guerreiro_(RPG)

Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens + lidas do mês