sexta-feira, 17 de junho de 2011

Descrição de classes: Mago

Olá amigos leitores, jogadores e visitantes de hoje!
 Hoje vamos falar de uma das classes mais queridas e poderosas de qualquer jogo de RPG: o Mago. Lembramos que as informações que colocaremos neste tópico faz parte de uma coletânea retirada da internet*, sobre uma pesquisa a respeito desta classe. As referências estarão logo abaixo.

O Mago


        Quando o RPG nasceu na década de 80 o mago foi sem dúvida alguma um dos personagens que mais marcou seu nascimento,a idéia de um homem de aparência velha ,barba grande e chapéu pontudo serviu de inspiração para os jovens jogadores de RPG na criação de seus primeiros personagens ,inclusive para a criação de magos que ficariam famosos no mundo inteiro como Elminster de Forgotten Realms e Dumbledore em Harry Potter. Um outro elemento que marcara o mago será seu modo de pensar e agir,já que enquanto o guerreiro atacava orcs com sua espada e o clérigo espantava mortos-vivo com seu poder divino o mago estava ali observando a tudo e a todos e após alguns momentos pronunciava palavras mágicas que tinham o poder não só de destruir inimigos mas como também salvar vidas e outro fins,além disso o mago tinha a fama de ser o grande sábio aquele que conhecera coisas do mundo que pouco ouviram falar e por isso tinha respeito de muitos. Porém essa é uma idéia que tem desaparecido cada vez mais e por isso resolvi colocar algumas dessas idéias aqui , confiram. Muita coisa mudou para nós rpgistas nos últimos anos , pois hoje temos uma variedade de sistemas e cenários para jogar e interagir,mas também existem coisas que estão sumindo ,resultado do crescente numero de jogos eletrônicos que tomam conta do mercado e se tornaram rivais do RPG de mesa,mas algo que mudou muito com o tempo, é a interpretação dos personagens,que vem sofrendo uma grande decadência ,onde jogadores ficam mais preocupados em matar monstros pra evoluir do realmente jogar RPG.

A importância do mago

O mago é um personagem fundamental para um grupo de aventureiros ,pois ele possui a capacidade do domínio arcano que o permite interagir com grande parte das coisas que são intituladas mágicas,também é capaz de canalizar poder mágico e transformá-lo em magias,que são fruto de um longo período de estudos. Decidir se tornar um mago não é uma tarefa difícil, porém o caminho para alcançar tal titulo é árduo e para os mais ingênuos perigoso,então por que tornar-se um mago? Porque o mundo precisa deles para resolver problemas que os olhos comuns não conseguem, como decifrar escritas de mil anos atrás ou proteger artefatos mágicos que se caíssem nas mãos erradas poderia causar muitos problemas, basicamente está é a essência de um mago," o velho e sábio andarilho que domina artes ocultas”. Essa é apenas uma das muitas definições sobre magos e mesmo sendo simples já não é vista com tanta freqüência.
Após usar todo o poder mágico com Bolas de Fogo,Relâmpagos e Meteoros,o jogador percebe que existia uma lista com outras trinta magias que o mago possuía ,mas que nem por um instante foram pensadas em ser utilizadas,talvez pelo fato de não causarem 10 dados de dano ou por que não conseguirem destruir meio mundo,mas então para que estão ali?O mago não é um personagem que tem a função de ficar apenas destruindo milhares de inimigos com super magias , ele usa seu poderes mágicos para as mais variadas funções tanto no combate como fora.
É raro vermos hoje magos que utilizam magias para erguer livros ao seu redor ou que oculte bens preciosos para que ladrões não peguem enquanto está fora e até mesmo armadilhas mágicas para capturar algum ser maligno ,alguns desse feitos são simples outros não ,mas de qualquer forma enriquecem o ambiente e o personagem com características que mostrem o real mago que ele é.

Dicas para a classe


Magos geralmente aparecem como velhos sábios, portando cajados, vestindo robes ou túnicas e ainda podendo usar chapéu (cônico quase sempre);
  • Nescessitam de preparação prévia da magia, antes do uso
  • Seus feitiços são muitas vezes, falhos
  • Não tem o potencial dos feiticeiros em questão de poder e controle sobre o mesmo

Quando você decide interpretar um mago, você ganha acesso a uma grande gama de magias poderosas, mas o mago também alguns recursos escondidos também:

Ótima seleção de Magias: A lista de magias do mago tem profundidade e dimensões sem igual, e todas as magias da lista estão virtualmente disponíveis para o mago. Com a magia certa, um mago pode matar oponentes, transportar-se e aos seus amigos para a segurança, descobrir verdades ocultas, impor barreiras intransponíveis ou mesmo criar itens úteis do nada.
Familiar: Gastando um pouco de dinheiro, um mago pode receber um familiar que serve como espião, batedor ou um assistente em geral.
Especialização em escola: Um mago pode adquirir mais capacidade de conjuração se abdicar o acesso a uma parte da lista de magias. Este tipo de especialização também pode servir como um ótimo gancho para a interpretação, principalmente se o mago selecionar uma escola de especialização que combine com seu temperamento ou sua história.

 
Magos pagam um preço bastante alto por suas capacidades de conjurar magias. Aqui estão algumas destas desvantagens que você deve sempre ter em mente se considera interpretar um mago.
  • Poucos Pontos de Vida: O dado de 4 faces que um mago recebe como dado de vida lhe concedem muito poucos pontos de vida.
O mago e seu grupo

Magias é seu item mais valioso, e seu conteúdo é totalmente sua decisão, portanto considere suas escolhas de magia com cautela. Geralmente, é melhor ter um misto de magias ofensivas, defensivas e de utilidade num livro de magias.

Mesmo depois de montar seu livro de magias, você deve decidir quais magias irá memorizar para cada aventura. Tente antecipar os efeitos que seu grupo irá precisar durante a aventura e selecione suas magias de acordo. Devido aos seus baixos Pontos de Vida e Classe de Armadura, você está entre os membros mais vulneráveis do grupo. Tenha certeza de se posicionar no local apropriado na ordem de marcha do grupo – preferencialmente no meio, assim garantirá que sempre haverá um amigo entre você e seus inimigos. Seu grupo depende de você para dar o golpe decisivo em muitas das batalhas, ou ao menos debilitar o oponente com um assalto mágico firme. Mas se você deve preencher este papel, você não pode se preocupar apenas com sua segurança. Você deve manter-se próximo da ação. Se estiver usando magias defensivas, tente usá-las antes da hora da batalha de forma que seus efeitos ainda estejam ativos durante o confronto. Você não irá gostar de estar enrolado com elas enquanto o inimigo sobrepuja a linha de frente de seu grupo.


Lembre-se de seus companheiros

O puro poder que você controla como um mago pode lhe tornar convencido. Ataques físicos porém podem dizimar um mago poderoso em pouco tempo, portanto você precisa do resto do grupo para garantir sua proteção. Além disso, tome cuidado para não se tornar o pior inimigo de seu grupo.

Equipamentos-chave

Livro de Magias: Sua peça de equipamento mais crítica é o seu Livro de Magias, portanto guarde-o bem e mantenha uma cópia em algum lugar seguro. Se você se aventura bastante em locais inóspitos ou selvagens, você precisará levar seu livro de magias com você para recordar as magias diariamente. Se você acumulou um grande número de magias, considere adquirir um livro de magias de viagem, onde você manterá anotadas apenas as magias que você usa com mais freqüência. Além disso, se você perder seu livro de magias de viagem, é bem mais fácil e barato recuperar suas perdas do que se estivesse com seu livro de magias original.

Magias reserva: Você nunca sabe quando irá ficar sem magias. Além disso, você nunca sabe quando precisará de uma determinada magia – e precisar muito mesmo. Portanto é sempre bom manter algum poder de conjurar magias através de uma seleção de pergaminhos, varinhas ou ambos. Pergaminhos são uma ótima maneira de levar consigo magias úteis (como Arrombar, Dissipar Magias, ou Remover Maldição) que você não usa constantemente em toda aventura. Melhor ainda, você pode criar você mesmo seus pergaminhos, embora isso consuma tempo e experiência, é mais barato que comprar pergaminhos de terceiros. Varinhas são mais úteis para aquelas magias pão com manteiga, que você usa a toda hora, especialmente magias de ataque como mísseis mágicos, bola de fogo ou relâmpago

Nosso RPG

Bom, tudo que mostramos faz parte da mencionada coletânea. Na próxima postagem, assim como fizemos com a classe guerreiro, postaremos um adendo sobre os magos de nosso RPG e apontaremos as diferenças dentro do nosso jogo, para você saber como funciona esta classe em nossas sessões. 
Até lá! 

*Referências utilizadas:
http://www.rpgvale.com.br/2011/01/magosmagia-e-interpretacao-onde-foi_08.html
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens + lidas do mês